Três escolas municipais de Piracicaba (SP) foram alvo de furtos e vandalismo durante o final de semana e registraram boletins de ocorrência nesta segunda-feira (02/01). As instituições de ensino fundamental estão localizadas nos bairros Jaraguá, Taiguara e Pombeva.
As escolas não têm sistema de vigilância eletrônica por meio de câmeras de segurança e alarmes, o que dificulta ainda mais a identificação do responsável ou responsáveis pelo crime.
O secretário municipal de Educação, Bruno Rosa, afirma que está em desenvolvimento um projeto para a instalação de câmeras de segurança e alarmes. Além disso, a contratação de uma empresa terceirizada para a destinação de um segurança 24h em todas as 124 escolas municipais da cidade. Até o momento, não há prazos concretos para o projeto.
Escolas danificadas
De acordo com o departamento de manutenção da Secretaria Municipal de Educação, na E.M. Maria Conceição Polizel Mendes, no bairro Jaraguá, foram danificadas as grades das janelas da cozinha e de uma das salas de aula, sendo furtado um espelho.
Já na E.M. Prof.ª Olivia de Almeida Carvalho Feres, no Jardim Pombeva, foram danificados dois vidros das portas que dão acesso ao refeitório da unidade. Por lá foram furtados equipamentos e materiais da empresa terceirizada que realiza obras de manutenção da escola.
Na E.M. Oracy da Silva, no bairro Jardim Taiguara I, foram cortados parte dos alambrados que cercam a unidade, bem como do compartimento de lixo, mas a unidade de ensino não teve nenhum objeto furtado.
Segundo o departamento de planejamento da SME, estão matriculados nas unidades 677 alunos, que são assistidos na Educação Infantil. Sendo 135 na unidade do Jaraguá, 234 na escola do Taiguara e 308 EM Prof.ª Olivia de Almeida Carvalho Feres no Jardim Pombeva. O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, relata o impacto dos crimes:
É muito triste quando esses atos são registrados em nossas unidades. Apesar de estarem em recesso, impacta diretamente no pleno funcionamento das nossas escolas, prejudicando toda a comunidade escolar.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti