Um estabelecimento que fica na Vila Haro, Zona Leste de Sorocaba, foi interditado, durante a “Operação Ferro Velho”, na segunda-feira (07/11), após ser multado por falta de licença de funcionamento e desvio de finalidade. No local, foram encontrados dois contêineres do serviço público de coleta de lixo. O caso foi encaminhado à Polícia Civil e o proprietário responderá pelo crime de receptação.
Esse ferro-velho na Vila Haro já havia sido, em outra ocasião, obrigado a encerrar as atividades e só poderia reabrir após a regularização da falta de licença para funcionamento. “Agora, veio a interdição, uma vez que foi configurado o crime de receptação, além da aplicação de nova multa”, explicou a chefe da Seção de Fiscalização da Prefeitura, Juliana Graziele Lopes Souza.
Esse estabelecimento só poderá ser reaberto, após apresentação de requerimento de desinterdição e assinatura de termo de comprometimento de que novamente não incorrerá nesse tipo de irregularidade. Se flagrado outra vez, o ferro-velho está passível de lacração definitiva e encerramento das atividades.
A “Operação Ferro-velho” prosseguiu na terça-feira (08/11), ocasião em que outros três estabelecimentos foram vistoriados. Um deles, no Parque dos Eucaliptos (Zona Norte), e outro, no bairro Wanel Ville (Zona Oeste), estavam fechados no momento fiscalização. O terceiro, também na Vila Haro, não apresentava irregularidades.
Interditados
Até o momento, quatro ferros-velhos foram interditados na cidade, por desvio de finalidade, desde o início do ano. De lá para cá, 84 ferros-velhos foram notificados e 25 foram multados, devido a irregularidades. Cerca de 80 pessoas foram abordadas pelas forças de segurança pública, sendo que oito delas, responsáveis por esses estabelecimentos, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia, para averiguação. Cinco pessoas foram detidas, quatro delas por receptação de materiais furtados e uma, que estava foragida da Justiça.
A “Operação Ferro-velho” é feita pela Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, os locais fiscalizados são definidos a partir de inteligência interna e de denúncias recebidas pela Prefeitura e e pelos policiais. “O objetivo é apurar suspeitas de irregularidades, seja no âmbito criminal ou administrativo. A participação da população é fundamental no sucesso dessa ação, podendo colaborar ao fazer denúncias”, diz.
Denúncias: pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.