Band Multi

Exposição 'Sorocaba Primeiros Tempos' está na Biblioteca Infantil em Sorocaba

Atração fica até o dia 19 de agosto

Por

Exposição tem locais como o Museu Histórico Sorocabano
Exposição tem locais como o Museu Histórico Sorocabano
Prefeitura de Sorocaba

A exposição “Sorocaba Primeiros Tempos” pode ser conferida na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, em Sorocaba. A mostra faz parte da programação especial de aniversário de 368 anos da cidade, comemorado em 15 de agosto, e conta com cinco maquetes de prédios históricos do município, todas produzidas em papel pelo artista plástico Santiago Ribeiro.

As obras selecionadas para a exposição são: Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento (1661), Museu Histórico Sorocabano (1780), Igreja de Santo Antônio (1752), Segunda Câmara e Cadeira (1863) e Estação Ferroviária (1872), sendo os quatro primeiros construídos em taipa de pilão (técnica milenar, trazida pelos portugueses ao Brasil, que utiliza terra “socada” para construção) e o último em alvenaria, isto é, utilizando tijolo e cal.

As obras traçam um breve panorama histórico e cultural, desde os primeiros tempos do município, passando pelo Ciclo das Bandeiras, Tropeirismo, Ferrovia e início da Industrialização.

A exposição “Sorocaba Primeiros Tempos” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 19 de agosto. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, fica na rua da Penha, 673, no Centro.

Imagens: Ricardo Cavalcanti

Edição: Eduardo Bartels/ Eko Digital