Festa em Homenagem a São Jorge retorna presencialmente em Campinas

Após dois anos, o evento volta a ser comemorado presencialmente neste domingo (24), na Estação Cultura, a partir das 9h e com entrada franca

*Rafaela Oliveira

A comemoração ao santo guerreiro irá homenagear mãe Iberecy Divulgação/PMC
A comemoração ao santo guerreiro irá homenagear mãe Iberecy
Divulgação/PMC

Estação Cultura recebe neste domingo (24), a partir das 9h, acontece a 17ª Festa em Homenagem a São Jorge, em Campinas (SP). É obrigatório ir vestido de branco. O evento receberá doações de 1kg alimentos não perecíveis na entrada, mas a entrada é gratuita. 

A Festa em Homenagem a São Jorge conta com Feira de Artesanato, de Livros e outros produtos, entre eles, de alimentação. O evento também recebe o Pai Élcio de Oxalá, personalidade da Umbanda e considerado a voz do samba de terreiro paulista. 

A Festa de São Jorge da cidade de Campinas foi instituída no calendário oficial do município e é realizado durante 14 anos consecutivamente, a partir de 2005. Tradicionalmente, a festa era realizada na parte da tarde no Ginásio de Esportes Rogê Ferreira. Por conta da pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a comemoração da data foi virtual.  

“A grande comemoração ao santo guerreiro recebe comunidades de terreiros de Campinas e Região. Neste ano, prestaremos homenagem à mãe Iberecy, compositora das cantigas para São Jorge e grande intérprete que abrilhantou com sua voz ao longo de 14 anos, mas infelizmente, faleceu no início deste ano”, explica Edna Lourenço, coordenadora da festa. 

Diferente também dos anos anteriores, essa festa contará com Feira de Artesanato, de Livros e outros produtos, entre eles, de alimentação. O evento terá a presença do Pai Élcio de Oxalá, personalidade da Umbanda e considerado a voz do samba de terreiro paulista. 

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Bazar Policastro, Grupo Força da Raça e Associação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e Região. 

*Sob a supervisão de Rose Guglielminetti.