Festa Junina de Votorantim tem ação inclusiva para pessoas com deficiência

A ‘Quarta da Inclusão’ será realizada no dia 8 de junho

'Hora do Silêncio' foi no dia 1 de junho Divulgação
'Hora do Silêncio' foi no dia 1 de junho
Divulgação

A Festa Junina de Votorantim vai promover na próxima quarta-feira (08/06) a “Quarta da Inclusão”. A ação é voltada a pessoas com deficiência (PcD) de qualquer faixa etária e dará gratuidade nos brinquedos do parque de diversões durante o período das 18 às 20 horas. O público PcD já tem entrada de graça no recinto da festa todos os dias e acesso a espaço exclusivo na Área VIP da arena de shows. 

Na última quarta-feira (01/06), a festa promoveu a “Hora do Silêncio” para as pessoas que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo, com redução de estímulos sensoriais, como o desligamento dos sons e luzes dos brinquedos, com acesso gratuito. É a primeira vez em 105 edições da festa que uma ação assim é realizada. 

A Quarta da Inclusão foi idealizada após vários pais e familiares de pessoas com outros tipos de deficiência entrarem em contato por telefone e redes sociais pedindo que a ação se estendesse para outras PcD, para que tivessem a oportunidade de diversão num dia mais tranquilo. Por isso, a Viva+ Entretenimento - empresa que organiza a festa junina - em parceria com a administração do parque de diversões, decidiu promover mais um dia de tranquilidade e inclusão na festa.

Os participantes da “Quarta da Inclusão” devem apresentar documento comprobatório da deficiência na entrada do recinto e comparecer à bilheteria central do parque de diversões, ao lado da montanha-russa, para retirar sua pulseira. Cada pessoa com deficiência e um acompanhante terão acesso gratuito ao recinto e também aos brinquedos durante o período da ação.

‘Hora do Silêncio’

A Hora do Silêncio foi realizada na última quarta-feira (01/06), das 18 às 20 horas, e recebeu pessoas que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo e acompanhantes, que puderam aproveitar o parque de diversões gratuitamente. Durante o período, houve o desligamento do som ambiente da festa e dos brinquedos mais barulhentos com o objetivo de diminuir os estímulos sensoriais. Cerca de 1 mil pessoas participaram da ação, quantidade que superou as expectativas dos organizadores.

Inclusão de escolas

A Festa Junina de Votorantim vai retomar neste ano a ação que recebe milhares de alunos da rede municipal de ensino para manhãs e tardes de diversão no parque da festa. Nos dias 8 e 9 de junho, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, as crianças receberão pulseiras exclusivas e terão acesso gratuito aos brinquedos. O objetivo é beneficiar os alunos que não teriam condições financeiras para curtir as atrações da Festa Junina de Votorantim, que é a maior do Estado de São Paulo.