Band Multi

Força-tarefa do Mário Gatti realiza cirurgias pediátricas neste sábado (13)

Hospital realiza hoje 26 procedimentos. O mutirão é parte das medidas adotadas para atender a demanda por cirurgias que ficaram reprimida durante a pandemia

*Rafaela Oliveira

Os pacientes terão alta no mesmo dia.
Os pacientes terão alta no mesmo dia.
Divulgação

O Hospital  Municipal Mário Gatti realiza nesse sábado (13) uma força-tarefa para a realização de cirurgias pediátricas. Serão realizados 26 procedimentos, das 9h às 17h, em regime de internação em que o paciente tem alta no mesmo dia.

Em nota, a prefeitura informa que o critério de convocação dos pacientes foi o tempo de espera pelo procedimento e a disponibilidade da família. O mutirão é parte das medidas que estão sendo adotadas pela Rede Mário Gatti para atender a demanda por cirurgias programadas em diversas especialidades e que ficou reprimida durante a pandemia.

A proposta inicial, segundo o cirurgião pediátrico Renato Bonfá, era realizar 30 postectomias – cirurgia de fimose. “Tivemos dificuldade em convocar os pacientes porque muitas famílias não aceitaram realizar a cirurgia no final de semana e decidiram adiar. Assim, outros procedimentos foram incluídos na força-tarefa”, informou.

Nesse sábado, 12 crianças passarão pelo procedimento, que consiste em retirar o excesso de pele e o anel fibroso que recobrem o pênis e podem prejudicar sua exposição normal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a estimativa é de que 97% dos meninos nascem com a fimose e, na maioria das vezes, melhora espontaneamente. Esse número cai para cerca de 10% aos 3 anos de idade e gira em torno de 1% a 3% nos adolescentes.

Outras 10 serão submetidas à frenulectomia, cirurgia para correção de anomalia congênita mais conhecida como “língua presa” – caracterizada por freio lingual muito curto e que resulta em graus variáveis de diminuição da mobilidade lingual.

Serão realizadas também cirurgia de hérnia umbilical – saliência que aparece na região do umbigo e que é formada por gordura ou por parte do intestino que conseguiu atravessar o músculo abdominal. Outros procedimentos serão de exerese de dedo extra, uma anomalia congênita, na qual a criança nasce com mais de cinco dedos na mão; exerese de granuloma (remoção de um processo inflamatório do corpo a um corpo estranho) e retirada e sutura de unha.

 
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.    

Tópicos relacionados