GCM flagra descarte irregular de esgoto no Ribeirão Cachoeira, em Piracicaba

Dejetos podem ter vindo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de uma cidade vizinha

Da Redação

GCM flagra descarte irregular de esgoto no Ribeirão Cachoeira, em Piracicaba
GCM encontraram muita espuma e um líquido fétido na água
Reprodução/GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba (SP) flagrou um descarte irregular de esgoto no Ribeirão Cachoeira, nesta segunda-feira (18). Suspeita-se que os desejos são da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica em Iracemápolis (SP). 

Os guardas municipais relataram que encontraram muita espuma e um líquido fétido na água, característico de esgoto. Eles subiram o leito do ribeirão até encontrar o possível ponto de descarte do esgoto e, em seguida, o ponto de origem do esgoto.

Diante disso, a Guarda acionou a polícia científica e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em seguida, foi registrado um Boletim de Ocorrência por crime ambiental. Posteriormente, será encaminhado relatório ao Ministério Público do Meio Ambiente.

O responsável, assim que identificado, será indiciado por “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa”, de acordo com a legislação.

Até o momento, ninguém foi apresentado como responsável e as investigações seguirão a cargo do 4° Distrito Policial de Piracicaba (SP).