A Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba (SP) flagrou um descarte irregular de esgoto no Ribeirão Cachoeira, nesta segunda-feira (18). Suspeita-se que os desejos são da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica em Iracemápolis (SP).
Os guardas municipais relataram que encontraram muita espuma e um líquido fétido na água, característico de esgoto. Eles subiram o leito do ribeirão até encontrar o possível ponto de descarte do esgoto e, em seguida, o ponto de origem do esgoto.
Diante disso, a Guarda acionou a polícia científica e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em seguida, foi registrado um Boletim de Ocorrência por crime ambiental. Posteriormente, será encaminhado relatório ao Ministério Público do Meio Ambiente.
O responsável, assim que identificado, será indiciado por “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa”, de acordo com a legislação.
Até o momento, ninguém foi apresentado como responsável e as investigações seguirão a cargo do 4° Distrito Policial de Piracicaba (SP).