A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Athon Ensino Superior, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizaram, na sede do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na tarde desta segunda-feira (07/08), o lançamento do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) de Sorocaba.
O objetivo da criação do Núcleo Peiex é poder proporcionar, para empresas de Sorocaba e região, a qualificação necessária para alcançar o mercado internacional, ampliando as oportunidades de exportação, em diversos setores e para organizações dos mais variados portes.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin esteve no evento. Ele falou sobre novos investimentos no Parque Tecnológico. “Para que o Peiex seja ampliado aqui, em Sorocaba, será investido R$ 1,5 milhão no Parque Tecnológico da cidade. Além disso, mais R$ 1 milhão também será destinado, por meio de emenda do deputado federal Vitor Lippi”, anunciou o vice-presidente. “O que vemos, em grandes mercados mundiais, como a União Europeia, Estados Unidos ou Canadá, é que essas economias crescem, principalmente com exportações, que tendem a se concentrar inter-regionalmente. Já, os negócios entre o Brasil e o Mercosul são de 26%, apenas. Ou seja, ainda há muito espaço para crescer. Precisamos fazer um trabalho forte na nossa região e isso será possível exportando produtos de alto valor agregado, como são os que Sorocaba tem a oferecer, tais como carros, máquinas, autopeças, produtos metalmecânicos, entre outros”, descreveu Alckmin.
O diretor-geral da Athon, Sandro Vidotto, tratou sobre a importância do lançamento do Núcleo Peiex Sorocaba. “Poderemos dar todo suporte aos empresários, não apenas de Sorocaba, mas também de outros municípios da região para as exportações. Estamos realizando, pela terceira vez, o programa PEIEX. Desta vez, mais 150 empresas serão capacitadas. E nosso objetivo é levar para a sociedade soluções reais para problemas reais, além disso, desmistificando o tema exportação e tornando-o mais acessível às empresas”, afirmou.
Em sua fala, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destacou o papel da atual gestão municipal, que está colocando em prática um projeto de futuro, iniciado há uma década e que, cada vez mais, tem contribuído para a evolução do município e da região. “Quando o Parque Tecnológico foi criado, a ideia era proporcionar avanço tecnológico e inovação, que são essenciais para o desenvolvimento da cidade. E, hoje, com a capacidade visionária do prefeito Rodrigo Manga, é exatamente isso que está acontecendo. Estamos expandindo, trazendo mais empresas e laboratórios de pesquisa e também vamos preparar as empresas para a exportação, a partir do novo Núcleo Peiex”, ressaltou.
O Peiex, uma iniciativa da ApexBrasil, está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo que, em dez anos de execução, o programa já qualificou mais de 25 mil empresas. É esse serviço de êxito que, a partir de agora, torna-se mais próximo do empresário de Sorocaba e região. “Somente neste ano, 26 novos mercados internacionais já foram abertos para o Brasil. E Sorocaba, que é um dos grandes centros industriais do País, está à frente de muitos estados em crescimento das exportações, porque já vem se organizando para ser um polo exportador. Por isso, a importância da criação desse Núcleo”, frisou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Já o prefeito em exercício, Fernando Martins da Costa Neto, apresentou os resultados que Sorocaba, conquistou em relação à Balança Comercial. “No acumulado até julho, tivemos um crescimento nas exportações de cerca de 12%, em relação ao mesmo período do ano passado. Isso também representa a geração de muitos investimentos, empregos e mais desenvolvimento para todos”, afirmou.
Antes do evento de lançamento do Núcleo PEIEX, houve uma reunião do ministro Márcio França com prefeitos de toda a região, na qual os líderes municipais puderam apresentar suas demandas diretamente ao Governo Federal.
O diretor-geral da Athon, Sandro Vidotto, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, falam mais sobre o Programa de Qualificação para Exportação:
Entrevistas: Nathália Silva
Edição: Eduardo Bartels/ Cida Haddad
Imagens: Alex Massarotto