Band Multi - Campinas e Região

Golpe do IPTU: golpistas enganam contribuintes para receber pagamento por PIX

A prefeitura ressalta que os pagamentos dos impostos municipais são feitos somente por meio de boleto bancário

Por Rafaela Oliveira

Golpe do IPTU: golpistas enganam contribuintes para receber pagamento por PIX
Divulgação/PMC

A prefeitura de Campinas (SP) fez um alerta aos contribuintes, nesta quarta-feira (24), sobre o ‘Golpe do IPTU’. A Secretaria de Finanças da cidade identificou um novo método dos criminosos: o golpista liga ou envia mensagens para o morador e diz que o pagamento do imposto pode ser feito via PIX.

A prefeitura ressalta que os pagamentos dos impostos municipais são feitos somente por meio de boleto bancário, emitidos pelos canais oficiais de atendimento da Secretaria de Finanças, disponíveis no site da prefeitura. 

“Uma contribuinte entrou em contato com nosso SAC informando que havia recebido informações, pelo WhatsApp, sobre uma dívida de IPTU e que o pagamento deveria ser feito por uma chave (CPNJ) PIX. Ela achou por bem nos consultar antes de proceder com o pagamento”, disse o diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues. 

O CNPJ informado na mensagem do golpista é de uma empresa chamada Dívidas IPT Online, informou a prefeitura em nota.

“Qualquer pagamento de tributos que não tenha como “recebedor” a Prefeitura Municipal de Campinas deve gerar suspeita por parte do cidadão. Em caso de dúvidas, os canais de atendimento tributário estão disponíveis para esclarecimentos”, alertou Domingues. 

A prefeitura ainda orienta que os contribuintes, recebendo qualquer mensagem ou ligação solicitando pagamento de impostos nessa modalidade, entrem em contato conosco e denunciem. Os canais de atendimento tributário da Prefeitura estão disponíveis no portal da prefeitura.  

Prefeitura analisa usar PIX como meio de pagamento do IPTU 

A Secretaria de Finanças está terminando os estudos para a implantação do PIX como opção de pagamento para tributos municipais. Quando isso ocorrer, cada boleto emitido terá um “QR Code” único e específico, gravado na guia de pagamento e em nome da Prefeitura Municipal de Campinas. Na nova modalidade, não haverá possibilidade de transferência com chave de CNPJ.