Guarda ameaça jogar “granada de lacrimogêneo” para encerrar batalha de rima

Em nota, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, disse que vai apurar a conduta do guarda

Por Da redação

Um guarda municipal de Campinas (SP) foi gravado ao ameaçar jogar uma “granada de lacrimogêneo” na plateia, caso os organizadores de uma batalha de rima não encerrassem o evento, que ocorria no Largo do Pará, no último sábado (13). Em nota, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, disse que vai apurar a conduta do guarda. 

No vídeo divulgado nas redes sociais, o GM aparece mandando encerrar o evento sob justificava de que o volume estava excedendo o limite de decibéis permitido. Quando ele percebe que está sendo gravado, ele dá um tapa no celular que fazia a gravação. Veja: 

A nota da Secretaria de Cultura e Turismo disse que o evento tinha apoio e alvará da Prefeitura para ser realizado e que a Guarda Municipal (GM) “foi acionada por moradores porque o som estava muito alto, perturbando o sossego, o que foi comprovado pela medição dos decibéis, que estavam acima do permitido, e porque estava no horário limite de encerramento”.  A Secretaria informou, ainda, que “apoia o movimento e acredita no diálogo e na boa convivência”.

A equipe do Batalha do Cálice, em nota, lamentou “o ocorrido de violência policial” e declarou que cumpriu todos os protocolos exigidos de planejamento institucional. Os organizadores do evento informaram que aguardam uma reunião com o prefeito Dário Saadi, nesta segunda-feira (15), “para apuração de ameaças e agressões registradas em vídeo”. Eles disseram, ainda, que todos os materiais audiovisuais estão disponíveis para acesso das autoridades.

Tópicos relacionados