Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (9), em Hortolândia (SP), enquanto aguardava socorro após passar mal em uma rua próxima à Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jorge. Testemunhas apontaram demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e alegaram que profissionais da unidade de saúde não prestaram socorro imediato.
O homem foi até a UBS pela manhã, no horário que a unidade abre para atender a população, para solicitar a renovação da receita da esposa. Em nota, a Prefeitura diz que ele havia deixado a unidade sem apresentar problemas de saúde.
Moradores gravaram o homem caído na rua, a cerca de 80 metros da unidade, sendo socorrido por uma equipe da Guarda Municipal. Nas gravações, uma pessoa menciona uma demora de 20 minutos para a chegada do SAMU, enquanto uma mulher afirma que funcionários da recepção verificaram o caso, mas nenhum profissional de saúde da unidade prestou atendimento no momento.
Por outro lado, a Prefeitura de Hortolândia alega que, após ser acionado, o SAMU chegou ao local em cerca de 12 minutos. Por nota, a administração municipal relata que populares informaram à equipe da UBS sobre o ocorrido cerca de uma hora depois. E, diante do chamado, uma médica e uma enfermeira foram ao local para prestar socorro.
Uma equipe do SAMU e da UBS prestaram socorro à vítima e tentaram reanimação no local. O serviço móvel entubou o paciente e o conduziu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Hortolândia, onde o morador não resistiu e morreu por volta das 9h30.
*Estagiário sob supervisão