O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana (SP), confirmou, na tarde desta terça-feira (4), a abertura de procedimentos para a confirmação da morte encefálica de Pedro Severino de 19 anos, jogador do sub-20 do Red Bull Bragantino, que ficou gravemente ferido ao sofrer um acidente de trânsito na Rodovia Anhanguera (SP-330), na madrugada de hoje. O atleta passou por uma cirurgia de emergência para tratar um traumatismo craniano e segue internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o último boletim médico divulgado, a abertura dos procedimentos para confirmar o óbito se deu após uma rigorosa avaliação e seguindo todos os protocolos médicos.
“Para que seja confirmada a morte encefálica, além do exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo, o paciente deve ser submetido a um teste de apneia e a exames complementares. Esse procedimento pode ter duração de até 24 horas após a abertura do protocolo, que aconteceu, às 16h30”, informou o hospital.
O acidente
Pedro Severino, de 19 anos, sofreu um acidente de trânsito na Rodovia Anhanguera (SP-330), na altura de Americana (SP), na madrugada desta terça-feira (4). No mesmo veículo estava Pedro Castro, de 18 anos, também atleta do clube, que teve ferimentos leves e recebeu alta médica durante a tarde.
O carro em que estavam os atletas colidiu na traseira de um caminhão, de acordo com informações da CCR AutoBAn, concessionária que administra o trecho. Ambos os motoristas, do carro e do caminhão, foram submetidos ao teste do bafômetro, que deu resultado negativo.
Pedro Severino estava no banco dianteiro do passageiro e foi socorrido em estado grave, com traumatismo craniano, para o Hospital Municipal de Americana, onde passou por cirurgia. Pedro Castro estava no banco traseiro e foi socorrido consciente, com ferimentos leves.
Devido à gravidade dos ferimentos, Pedro Severino foi imediatamente encaminhado para uma cirurgia de emergência. Em nota, o hospital havia informado que o procedimento foi realizado com sucesso, com foco no tratamento do traumatismo craniano.
Em nota, o Red Bull Bragantino informou que, no momento do acidente, “os jogadores retornavam do período de folga para apresentação ao clube” e que, “desde o momento em que foi notificado sobre o ocorrido, tem acompanhado de perto a situação dos atletas, prestando todo o suporte necessário.”