Idosa é resgatada após ser encontrada trancada em apartamento e sem alimentação

O filho da vítima, que mora com ela em Jundiaí (SP), não foi localizado; testemunha relata que os abandonos são frequentes

Por Rafaela Oliveira

Idosa é resgatada após ser encontrada trancada em apartamento e sem alimentação
Equipe precisou entrar no apartamento por uma janela
Imagem cedida: Jornal da Região

Uma idosa de 76 anos foi localizada trancada dentro de um apartamento num condomínio no bairro Fazenda Grande, em Jundiaí (SP), nesta segunda-feira (29). O local não tinha geladeira e a mulher, segundo autoridades, necessita de cuidados especiais. O filho da vítima, que mora com ela, não foi localizado. 

O resgate foi realizado pela Guarda Municipal (GM) e o Corpo de Bombeiros, após uma denúncia da síndica do prédio. Os agentes precisaram entrar por uma janela, usando uma escada. Lá dentro, encontraram a idosa com dificuldades de fala, devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral), segundo uma testemunha.

Diante da situação, entraram em contato com as irmãs da idosa. Uma delas se recusou a comparecer no local, alegando não ser de sua responsabilidade e a outra não atendeu às ligações. A síndica afirma que esses abandonos são frequentes e os familiares próximos à idosa estão cientes. Uma doação de moradores foi feita para contratar um chaveiro e destrancar a porta.

No local, o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos à idosa. A equipe ofereceu comida para ela, que comeu com avidez, aparentando não se alimentar há muito tempo. O local não tinha geladeira e mesa.

Na sequência, a idosa foi encaminhada ao Pronto Socorro (PS) do hospital São Vicente de Paula, acompanhada pela síndica do condomínio. Lá, ela permanece em internação social para hidratação e exames laboratoriais, com programação de acompanhamento com a assistência social. 

O caso foi registrado na Polícia Civil como abandono de idoso. 

Tópicos relacionados