Band Multi

Instituto Anelo lança música dedicada às mulheres pretas nesta segunda-feira

Videoclipe de ‘Deixa a Senzala’ estreia em 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha e, também, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Por

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Fotografia do videoclipe
Divulgação

Nesta segunda-feira (25), o Instituto Anelo lança o videoclipe com a música ‘Deixa a Senzala’, de autoria de Luccas Soares, fundador e coordenador geral da instituição. A estreia será simultânea no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixa a Senzala foi gravada no próprio Instituto Anelo. Já o videoclipe teve como cenário principal as ruínas do Casarão do Jambeiro, sede da antiga Fazenda Jambeiro, um importante conjunto arquitetônico e ambiental da cidade tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

A canção, que pode ser considerada um chamamento para que mulheres pretas se libertem das amarras da opressão e do racismo para assumir o protagonismo a que têm direito na sociedade (leia letra abaixo), foi escrita por Luccas Soares para ser interpretada por uma mulher.

A cantora que dá voz à música é Renata Alves, professora do Instituto Anelo. Com 27 anos, Renata é natural de São José do Rio Preto (SP) e é formada em Canto Popular pela EMESP Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo. Neste ano, ela se forma na mesma modalidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Renata considera muito simbólica a gravação de uma música como essa, que será lançada em uma data tão significativa para a mulher negra. “Tudo o que envolve a nossa cor preta eu acho muito simbólico. O racismo sempre existiu, a gente sabe disso. Teve a escravidão. Houve um momento em que o racismo era mais velado, mas, nestes tempos que estamos vivendo, muitas pessoas não sentem mais vergonha de ser racistas”, afirma.

Luccas Soares, ressalta que ‘Deixa a Senzala’ é dedicada a todas as mulheres pretas, e afirma que qualquer cantora que se sentir representada pela música e quiser gravá-la, poderá fazê-lo sem qualquer ônus. “Eu cedo todos os direitos autorais, a pessoa não precisa me pagar absolutamente nada. Se quiser gravar, fazer outro arranjo, dar outra interpretação e até mudar alguma coisa na letra se quiser, ela está livre.”

O Dia 25 De Julho

O dia 25 de julho é de comemoração dupla para as mulheres negras. De acordo com o site da Oxfam Brasil (www.oxfam.org.br), em 1992, ano em que foi realizado, na República Dominicana, o 1º Encontro de Mulheres Afrolatinoamericanas e Afro Caribenhas, 25 de julho foi escolhido como o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. O objetivo foi marcar a data como um símbolo da resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

Serviço

Lançamento de Deixa a Senzala

Data: 25 de julho de 2022 (segunda-feira)

Horário: 13h00

Plataformas: Facebook (facebook.com/institutoanelo) / Instagram (@institutoanelo) / YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.