Instituto em Campinas promove ação para crianças traqueostomizadas

O Dia Nacional da Criança Traqueostomizada tem por objetivo ampliar a visibilidade sobre os desafios enfrentados pelos pacientes e suas famílias

Por Da redação

Instituto em Campinas promove ação para crianças traqueostomizadas
Ação pretende conscientizar sobre traqueostomia em crianças
Divulgação

O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), na Unicamp, promove um evento especial em celebração ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada nesta quarta-feira (19). 

O objetivo do evento é ampliar a visibilidade sobre os desafios enfrentados por crianças traqueostomizadas e suas famílias, além de promover melhorias no acesso a insumos e tratamentos.

Comemorado no dia 18 de fevereiro, o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada é prevista por Lei, fruto do trabalho conjunto da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), em parceria com o Deputado Federal Dr. Zacharias Calil. 

Programação

A programação incluí momentos de lazer para as crianças, com pintura artística, apresentações musicais e massagens oferecidas às crianças por profissionais do Ateliê Beauty. Também haverá um lanche especial, proporcionando um momento de alegria e leveza para as famílias que enfrentam diariamente os desafios dos cuidados com uma criança traqueostomizada.

O evento é aberto a todos os interessados e reforça a importância da disseminação de informação e melhorias no atendimento a esses pacientes. 

De acordo com a Dra. Rebecca Maunsell, o encontro é uma oportunidade valiosa de troca de experiências entre famílias e profissionais de saúde. “Mesmo com acompanhamento médico, muitas dúvidas surgem no dia a dia, pois uma criança que usa traqueostomia segue sendo uma criança e devemos estar atentos a todo o seu desenvolvimento. ”, explica.

"Nosso compromisso é garantir que crianças traqueostomizadas e suas famílias tenham acesso à informação, suporte e cuidados adequados.", enfatiza o Prof. Agrício Crespo, presidente do IOU e professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

O que é traqueostomia? 

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma comunicação entre a traqueia e o meio externo, através de orifício no pescoço, chamado traqueostoma. Esse canal é mantido aberto por uma órtese chamada cânula de traqueostomia, que fica presa no pescoço. Embora possa ser revertida com o tratamento adequado, a traqueostomia exige cuidados específicos para garantir a qualidade de vida do paciente. 

“A maior angústia das famílias que cuidam de crianças com traqueostomia é o medo da cânula de traqueostomia obstruir com secreção ou rolhas de catarro”, enfatiza a Dra. Rebecca Maunsell, coordenadora do Setor de Otorrinolaringologia Pediátrica do IOU.

Obstruções das vias aéreas

Crianças traqueostomizadas são mais vulneráveis a infecções respiratórias, obstruções das vias aéreas e dificuldades em atendimentos de emergência, muitas vezes devido à falta de informação de profissionais da saúde e da educação. Para ajudar a mudar esse cenário, no evento o IOU vai oferecer um espaço exclusivo para as famílias, onde especialistas esclarecerão dúvidas sobre a traqueostomia. Também serão distribuídos manuais com informações essenciais e realizados treinamentos sobre o manuseio correto e cuidados necessários com cânula e a região do pescoço no dia a dia e em urgências. Além disso cuidados rotineiros e dúvidas a respeito da voz e da deglutição destas crianças serão esclarecidas.

Tópicos relacionados