As cidades de Jundiaí e Várzea Paulista realizam de forma conjunta a ação “Prevenção sem fronteira”, contra a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti.
A ação será dívida em duas equipes com cerca de 60 agentes, que circularão nos bairros Vila Cristo e Santa Terezinha, além de Ivoturucaia e Vila Real, realizando vistorias e orientações casa a casa. O objetivo é auxiliar os moradores a identificar possíveis criadouros e orientá-los sobre como eliminar e combater o mosquito.
De acordo com as duas prefeituras, as regiões onde os agentes irão trabalhar, além de conectadas, são populosas e com intensa movimentação entre os moradores. Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, explica que para acabar com os criadouros do mosquito é preciso eliminar os recipientes que podem acumular água, lavar os bebedouros dos animais e eliminar os pratos dos vasos de plantas. “Cerca de 80% dos criadouros são identificados nas residências, nos quintais. Fazer a vistoria de maneira periódica elimina os criadouros e dificulta a vida dos mosquitos”, finaliza o gestor.