Jundiaí prepara unidades para atendimento a pacientes com Varíola dos Macacos

É feito em Pronto Atendimentos e na Clínica da Família Novo Horizonte

Cidade confirmou segundo caso da doença nesta semana  Divulgação
Cidade confirmou segundo caso da doença nesta semana
Divulgação

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí capacitou a rede de saúde e definiu a operação para o atendimento aos pacientes suspeitos de Varíola dos Macacos, a Monkeypox. Jundiaí confirmou o segundo caso em residente a partir de exame recebido na última terça-feira (26/07).

Na cidade, o atendimento para os casos suspeitos está disponível nos Pronto Atendimentos (PAs) e na Clínica da Família Novo Horizonte. Os locais já estão com os insumos para a coleta de exames para análise laboratorial. Após o atendimento ao paciente, a Vigilância Epidemiológica é imediatamente notificada e passa a fazer o acompanhamento, monitorando o paciente e efetuando a investigação epidemiológica junto das pessoas que tiveram contato com ele.

“Mesmo não sendo uma doença de transmissão tão fácil, rapidamente instituímos os protocolos para o atendimento e passamos a realizar análises diárias do cenário, a fim de conter a proliferação da doença. A rede hospitalar está igualmente preparada, havendo necessidade”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.