Justiça cassa registro de candidatura de Dário Saadi à reeleição para Prefeitura de Campinas

A decisão é de primeira instância e cabe recurso

Por Da redação

Justiça cassa registro de candidatura de Dário Saadi à reeleição para Prefeitura de Campinas
Prefeito Dário Saadi
Prefeitura de Campinas

A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura de Dário Saadi (Republicanos) à reeleição para a Prefeitura de Campinas (SP), nesta quinta-feira (19). O comando da campanha do atual prefeito da cidade recebeu a notícia com surpresa e afirmou que vai recorrer da decisão. 

A sentença é do juiz da Zona Eleitoral 275, Paulo César Batista dos Santos. O magistrado considerou que houve abuso de poder político por parte de Saadi durante a campanha eleitoral, quando o prefeito utilizou bens públicos para gravar vídeos de campanha em locais restritos, como unidades de saúde, onde só ele teria acesso por causa do cargo de prefeito desequilibrando o pleito. 

Além de cassar o registro de Dário Saad, o juiz tornou o candidato inelegível por 8 anos e exigiu a remoção de todas as propagandas eleitorais que utilizam as imagens dos locais mencionados. 

A ação judicial foi movida pela coligação adversária encabeçada pelo candidato Pedro Tourinho (PT). 

A decisão é de primeira instância e cabe recurso. Em nota, a campanha de Dário Saad afirmou que “recebeu a decisão com indignação e lamenta que o PT apele à Justiça para tentar contrariar a vontade amplamente majoritária dos campineiros” e que “é mais uma desesperada tentativa de assegurar o crescimento de Dário um dia depois da pesquisa que mostrou que ele seria reeleito no primeiro turno”. 

Tópicos relacionados