Limeira tem 'risco alto' da reintrodução da pólio com cobertura vacinal de 48%

Cidade tem 17 unidades de vacinação disponíveis para vacinar crianças de 0 a 4 anos

A campanha termina no dia 31 de outubro. Divulgação/Adilson Silveira
A campanha termina no dia 31 de outubro.
Divulgação/Adilson Silveira

A Secretaria de Saúde de Limeira afirmou nesta quarta-feira (19) que apenas 48% das crianças foram vacinadas contra paralisia infantil. A adesão baixa à vacina, segundo o Ministério da Saúde, coloca pelo menos 80% dos municípios do país com risco alto ou risco muito alto para a reintrodução da doença

A campanha de imunização contra a doença teve início no dia 8 de agosto e foi prorrogada duas vezes, mas continua longe de alcançar a meta de 95% de cobertura. A campanha termina no dia 31 de outubro.

Diante da baixa procura de pais e responsáveis pela imunização das crianças, a prefeitura diz que está realizando busca ativa nas escolas municipais e particulares. Ainda, segundo o executivo, o município mantém, de segunda a sexta-feira, 17 unidades de vacinação disponíveis para vacinar crianças de 0 a 4 anos.

A diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins, afirma que a meta de vacinação contra pólio é 95% e ressalta: 

É muito importante que os pais e responsáveis conscientizem-se e levem seus filhos para tomar a vacina contra a poliomielite. A paralisia infantil é uma doença grave e a única forma de prevenção é a vacinação.

Locais de vacinação

A vacinação está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nos seguintes locais: UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Campo Belo, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além da Vigilância Epidemiológica. Os endereços das unidades podem ser consultados no site de Limeira ou clicando aqui.

 *Sob supervisão de Rose Guglielminetti.