Band Multi - Campinas e Região

Lojas do Centro de Sorocaba estão abertas nesta véspera de Natal

Consumidores devem comprar quatro ou mais presentes

Cida Haddad

Lojas do Centro de Sorocaba estão abertas nesta véspera de Natal
Cida Haddad

O Centro de Sorocaba (SP) registrou movimento no comércio, neste domingo (24/12) já que muitas lojas estavam abertas para as compras de Natal de última hora. 

Uma pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba, feita em parceria com a faculdade Athon Ensino Superior, aponta que 75% dos consumidores realizariam suas compras nas duas últimas semanas que antecedem ao Natal. “Este comportamento também é consequência do recebimento da segunda parcela de 13º salário, já que a maioria utilizou a 1ª parcela para o pagamento de dívidas”, comenta o administrador e professor da Athon Luiz Buriel Junior. 

De acordo com dados da pesquisa, 68% dos consumidores vão comprar quatro ou mais presentes, com valor médio de R$ 175 e pretendem gastar R$ 490 no total. A maioria dos consumidores vai utilizar os cartões de crédito (59%), cartões de débito (17%) e 20% farão os pagamentos de suas compras com Pix..

Em relação aos presentes a serem adquiridos, Buriel diz que, a grande maioria de todas as classes socioeconômicas vai presentear com itens de vestuário e/ou acessórios (64,5%), seguido por brinquedos (48,6%) e 35,7% das compras serão cosméticos/perfumes. Já 27,4% dos consumidores vão adquirir alimentos e/ou bebidas.