Band Multi

Mais de cem rolos de fios são apreendidos em lojas em Sorocaba

Foi durante operação da Deic em estabelecimentos que vendem materiais elétricos

Cida Haddad

Operação foi em lojas de materiais elétricos
Operação foi em lojas de materiais elétricos
Divulgação

Policiais civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a Deic de Sorocaba, deflagraram, durante a segunda-feira (21/11), a operação Ohm, na qual estiveram em lojas de materiais elétricos e foram apreendidos mais de cem rolos de fios de diferentes bitolas.

Segundo os policiais, eles receberam diversas denúncias de consumidores que compravam fios descritos por eles como sendo de “baixa qualidade”, ou seja, na hora da instalação, principalmente de itens como chuveiros, muitas vezes, era constatado o derretimento desses fios, que não tinham a capacidade de “passar a energia” de maneira correta.

Devido a esses acontecimentos, a operação levou o nome de Ohm, que é uma unidade de medida de resistência elétrica, que trata da relação entre a tensão (medida em volts) e a corrente elétrica (em amperes).

Os policiais estiveram em seis estabelecimentos comerciais. Um deles estava fechado e em três deles, sendo um na avenida General Carneiro e dois na avenida Américo de Figueiredo, foram feitos testes nos fios e constatadas supostas questões referentes à baixa qualidade. Fios de diversas marcas foram apreendidos e todo o material foi levado à sede da Deic, e em seguida, encaminhado ao Instituto de Criminalística. Tudo será analisado também por representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

As investigações continuam e os policiais acompanham a entrega das notas fiscais dos produtos e os proprietários dos estabelecimentos estão sendo ouvidos.

Os policiais alertam para o perigo que esses fios considerados “de baixa qualidade” podem causar na rede elétrica dos imóveis e pedem para que os consumidores fiquem muito atentos na hora das compras, inclusive com a realização de testes para atestar a qualidade dos produtos.

Edição: Eduardo Bartels