A Casa de Vidro, em Campinas, vai sediar a exposição fotográfica “Nem tudo é vermelho com o infravermelho” a partir deste sábado (3), com entrada gratuita. A mostra do fotógrafo Marcel Pazinatto encerra no dia 15.
O fotógrafo Marcel Pazinatto traz imagens captadas em algumas cidades e em locais escolhidos por possuírem alguma relevância histórica, arquitetônica, de lazer ou convívio social. Cada imagem foi retrabalhada com as cores exuberantes escolhidas pelo artista e essa união faz com que o visitante observe, reflita e questione sobre o mundo à sua volta e suas particularidades.
A luz infravermelha é uma radiação não ionizante e dentro do espectro eletromagnético fica situada numa região considerada invisível para os olhos dos seres humanos. Sua utilidade vai desde a comunicação entre aparelhos móveis e controles remotos de televisão, até na medicina, sendo utilizada nas aplicações estéticas ou na forma analgésica.
Na astronomia, existe uma área específica para analisar esta radiação, ela é muito útil para estudar objetos que não emitem luz visível na galáxia ou mesmo permitir a observação de alguns corpos celestes que estão escondidos em nuvens de poeira estelar.
Já na fotografia, para se conseguir ver a luz infravermelha é necessário utilizar um filtro específico para deixar passar somente a luz. Assim como na foto convencional, na foto infravermelha é possível ver os objetos pois alguns deles emitem ou refletem esse tipo de luz.
Serviço:
Exposição fotográfica “Nem tudo é vermelho com o infravermelho”
Data: 3/09 até 15/10
Local: Casa de Vidro (Lago do Café) - Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145, Taquaral - (em frente à entrada principal da Lagoa do Taquaral).
Horário: Terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h. Agendamento para grupos pelo e-mail museudacidade@2campinas.sp.gov.br
Entrada gratuita
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.