A tão anunciada frente fria deve chegar à região sudeste nas próximas horas derrubando as temperaturas. De acordo com o Climatempo, o período compreendido entre hoje (16) e o próximo domingo (22) deverá ser marcado por intenso resfriamento sobre muitas áreas do Brasil.
Esta semana será a mais fria do ano até agora para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Para o Sul do Brasil também é esperado um frio intenso, mas que não deve ser incomum para maio, porém, não está descartada a possibilidade de neve em algumas cidades da serra catarinense.
A massa de ar frio de origem polar vai se espalhar sobre o país causando uma forte queda da temperatura no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, contudo o frio chega de forma menos intensa na região de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas, e também no sul do Pará, sul do Tocantins e no oeste e sul da Bahia.
Geadas
Os meteorologistas alertam que podem ser registradas temperaturas abaixo de 0°C no Sul de Minas Gerais e entre 0°C e 5°C no interior paulista, no Triângulo/Alto Paranaíba, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, além dos estados da Região Sul.
A onda de frio, que será a mais intensa do ano até aqui, procovou também uma corrida às lojas na busca por cobertores e roupas de inverno.
Anote a sequência: primeiro vem a umidade trazida pelo ciclone extratropical e, posteriormente, na esteira vem o ar seco e a massa de ar polar que deve manter as temperaturas baixas até o próximo final de semana.