Mogi Mirim idealiza projeto para limpeza do Rio Mogi Guaçu em 18 municípios

Programa tem objetivo de instituir um calendário anual de limpeza das águas e incentivar a recomposição florestal

Amanda Florentino

Equipe realizando a limpeza das águas Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente de Mogi Mirim
Equipe realizando a limpeza das águas
Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente de Mogi Mirim

A Prefeitura de Mogi Mirim idealizou e colocou em prática um projeto-piloto, em parceria com 18 municípios pertencentes à Bacia do Rio Mogi Guaçu, que tem como objetivo instituir um calendário anual de limpeza para o Rio Mogi Guaçu e suas afluentes, adjacentes e margens, além de incentivar o plantio de árvores nativas para promoção da recomposição florestal. O intuito da proposta é que haja uma conscientização e um compromisso ambiental com a despoluição da água e o aumento da cobertura vegetal.

Cada um dos 18 municípios participantes do projeto ambiental fica responsável por escolher o local de limpeza do Rio Mogi Guaçu e pensar nas atividades a serem realizadas. Até o momento, 10 municípios já cumpriram a primeira atividade do projeto, que é a de limpeza das águas do Rio. A Prefeitura de Mogi Mirim disse que espera, agora, o compromisso da execução das atividades nos restantes das cidades que abraçaram a causa.

De acordo com Tanyra Amaral, assessora da Secretaria de Agricultura de Mogi Mirim e uma das idealizadoras do programa, o projeto pretende se manter contínuo para criar um movimento de conscientização e educação ambiental para a população e demais municípios, “a intenção é que este piloto possa se expandir e, em breve, poder se tornar um projeto em âmbito estadual, com a participação de todos os 645 municípios paulistas”, comenta.

Em Mogi Mirim, a primeira atividade que está sendo desenvolvida é a de limpeza das águas do Rio Mogi Guaçu, que está sendo realizada entre os dias 7 e 13 de novembro. Até agora, já foram recolhidos cerca de 300 a 400 litros de lixo das águas. Após isso, será feito o plantio de mudas de árvores nativas, a partir da primeira semana de dezembro. Por fim, nesta primeira etapa do calendário idealizado pelo município, será feita a limpeza de um novo trecho de águas e margens do Rio, prevista para a primeira semana de março de 2023.

Tópicos relacionados