Moradores protestam contra novos valores do IPTU e são expulsos da Prefeitura de Hortolândia

Por meio de nota, a administração municipal informou que não será revogado o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana 2025

Por Rafaela Oliveira

Moradores protestam contra novos valores do IPTU e são expulsos da Prefeitura de Hortolândia
Moradores foram retirados do local por guardas municipais
Redes sociais

Moradores de Hortolândia (SP) realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (10), contra os novos valores do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2025. A manifestação, que ocorreu no Paço Municipal Palácio dos Migrantes, teve intervenção da Guarda Municipal e os manifestantes foram expulsos do local para que, segundo a administração, não impactassem no serviço administrativo.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que “não será revogado o valor do IPTU 2025”. Na última semana, a administração prorrogou o prazo para pagamento da cota única com desconto de 9% e da primeira parcela do IPTU 2025, além da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (Taxa do Lixo). Agora, os contribuintes terão até o dia 24 de março para quitar os valores.

Cerca de 12 mil contribuintes já pagaram o IPTU 2025 de forma antecipada, conforme dados contabilizados pela Secretaria de Finanças. Foram emitidos cerca de 90 mil carnês neste ano. O pagamento da cota única em dia garante 9% de desconto no imposto.

Reajuste

O secretário de Finanças, Antonio Agnelo Bonadio, explica que o valor do IPTU 2025 teve atualização monetária de 4,87%, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Além disso, foi aplicado o índice de 5%, referente à atualização da Planta Genérica de Valores. Essa atualização, limitada a 5% ao ano, começou a ser feita em 2021, após publicação da nova Planta Genérica (PGV). Para os casos onde houve ampliação de área  da edificação, o cálculo vai considerar essa alteração no cadastro do contribuinte.

Tópicos relacionados