Moradores registram imagens de ruas alagadas em Itu (SP), durante a tempestade que atingiu a região na tarde desta terça-feira (10). Foram registrados 120 mm em menos duas horas, o equivalente à metade do esperado para o mês todo de dezembro, considerando as médias históricas.
As imagens mostram as ruas da cidade alagadas, com carros cobertos de água e pessoas em situação de risco. Apesar da situação, até o momento, a Prefeitura informou que não há registro de vítimas. Em um vídeo, que circula nas redes sociais, um homem carrega uma mulher pela rua alagada, na Vila São Francisco:
De acordo com a Prefeitura, os pontos de alagamento relatados até agora são: Avenida Marginal, esquina atrás do condomínio Portela, Rua Santana e região da Vila Santa Terezinha. Não houve ocorrência de ventos fortes.
O alto volume de chuva levou uma tromba d'água a atingir a região central da cidade. A capacidade de contenção dos piscinões não foi suficiente para conter a água, gerando os alagamentos. A Rua Santana não registrava alagamento da proporção desde 2011.
“Desde o início da chuva e de seus efeitos, a Defesa Civil de Itu saiu às ruas para monitorar o desenrolar dos fatos e prestar orientação aos munícipes, visando preservar vidas e evitar maiores complicações”, alega a prefeitura.