O Museu Catavento Itinerante chegou a Campinas (SP) nesta semana e está disponível para visitação no Instituto CPFL até 27 de julho. A atração funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, com entrada gratuita; não precisa de agendamento.
A mostra mais visitada em São Paulo pretende incitar a curiosidade dos visitantes pela ciência, tecnologia e cultura. O “Gerador de Van de Graaff”, uma das atrações preferidas, faz o cabelo arrepiar. Outro destaque é o banco feito de pregos, que não machuca ao sentar.
Para quem gosta de astronomia, pode entender um pouco mais sobre a rotação dos planetas ao redor do Sol no experimento "Poço gravitacional". Será possível também interagir com elementos ‘instagramáveis’ como um astronauta na lua, a cápsula do Apolo 11 e muito mais.
A exposição é intuitiva e os módulos são autoexplicativos, mas os visitantes também contam com o apoio de monitores treinados especialmente para ampliar o conhecimento e interagir com os experimentos.
Na programação, estão previstas visitas guiadas, que poderão ser agendadas previamente, assim como oficinas educativas para diferentes faixas etárias, incluindo grupos de estudantes de escolas de Campinas e região. Na inauguração, a Prefeitura de Campinas (SP) afirma que alunos da rede pública visitarão o espaço.
Acessibilidade
Em frente à entrada do Instituto CPFL, na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, há um semáforo especial com dispositivo sonoro para auxiliar a travessia de pedestres com deficiência visual. Já no interior do Instituto CPFL, o acesso para a Galeria de Artes conta com elevador para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Serviço:
Museu Catavento na CPFL – Catavento Itinerante Período: de 08 de maio a 27 de julho
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 18h – exceto em feriados.
Local: Instituto CPFL - Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chác. Primavera, Campinas Classificação etária: livre para qualquer idade (crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis)