Mutirão BOS do Diabetes é neste sábado em Sorocaba

A partir das 7 horas começa a distribuição de senhas

Bos fica na rua Nabek Shiroma, 210 Divulgação
Bos fica na rua Nabek Shiroma, 210
Divulgação

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) tem, neste sábado (26/11), o “3° Mutirão BOS do Diabetes”. Será a partir das 7 horas e vai até enquanto durarem as senhas, com horário limitado das 14 horas para a distribuição. Serão distribuídas 1.500 senhas no local, a partir das 7h. Não é necessário estar em jejum.

O objetivo da ação é orientar e conscientizar a população a respeito dos riscos do diabetes, doença que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, afeta mais de 13 milhões de brasileiros, o que representa 6,9% da população do país. No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o diabetes como uma epidemia silenciosa, pois afeta mais de 425 milhões de pessoas no mundo, sendo um terço delas acima dos 60 anos, segundo o mais recente levantamento do OMS.

A luta contra o diabetes se destaca por ser uma doença tratável e que pode surgir em qualquer etapa da vida. “O mutirão é aberto a todos, porque o diabetes, apesar de ter uma incidência maior em pessoas com idade mais avançada, pode atingir também crianças e jovens”, explica Arnaldo Bordon, médico oftalmologista e chefe do Departamento de Retina e Vítreo do BOS.

A chamada retinopatia diabética é a causa mais comum de perda de visão na faixa economicamente ativa da população. “É um dado alarmante, ainda mais se levando em conta a previsão da OMS de que o número de diabéticos aumente em quase 50% nas próximas duas décadas”, adverte o médico.

A iniciativa organizada pelo BOS, com o apoio de parceiros, atuará na prevenção e identificação precoce da doença, das retinopatias e demais alterações nos olhos provocadas pelo diabetes e que podem levar à perda irreversível de visão. “É importante a orientação e ajuda médica o quanto antes, pois, em muitos casos, os pacientes só procuram auxílio especializado quando o problema já está em um estágio avançado, na fase em que a cegueira já se torna irreversível. Por isso, é extremamente importante alertarmos os diabéticos da importância dessas ações preventivas”, alerta o oftalmologista do BOS.

Ações que serão realizadas:

- Exames de glicemia capilar para todos os participantes.

Para as pessoas com diabetes ou aqueles que apresentarem o resultado do teste de glicemia alterado:

- Avaliação de olhos;

- Avaliação de pés;

- Aferição de pressão arterial;

- Avaliação nutricional;

- Avaliação vascular;

- Orientação e encaminhamento.

Além dos exames serão oferecidos orientação sobre condicionamento físico, nutrição, questões farmacêuticas, dentre outras, em alguns casos, o tratamento começará no local. “Será feito um mapeamento de retina e, a partir do resultado, outros exames já poderão ser feitos, como ultrassom e a OCT (Tomografia de Coerência Óptica) e, aqueles que precisarem de tratamento com laser, já iniciarão a terapêutica no local”, comenta  médico. 

Para participar, é preciso seguir as seguintes regras:

- Retirar senha no dia do evento, das 7 às 14 horas, no local do mutirão (BOS: rua Nabek Shiroma, 210, com entrada pela Avenida Prof. Arthur Fonseca, altura do nº 459, no Jardim Emília) 

- Não deve estar em jejum, tampouco interromper o uso de medicações para participar das atividades;

- É necessária a presença de um acompanhante para menores de 18, maiores de 60 anos e para pessoas que necessitem de auxílio;

- Permitida a retirada de apenas uma senha por pessoa;

- Obrigatória a apresentação de documento de identificação para retirada de senha;

- Se até as 14h ainda restarem senhas, estas não serão distribuídas após o horário.