Mutirão de combate à dengue em Campinas visita região do Campos Elíseos neste sábado (8)

Ação inclui áreas do Jd. Campos Elíseos, Res. Parque da Fazenda, Jd. Roseira, Jd. Nova Morada, Vila Perseu Leite de Barros e Jd. Novo Londres

Por Da redação

Mutirão de combate à dengue em Campinas visita região do Campos Elíseos neste sábado (8)
Uniformes agora têm camisetas laranja e verde
Rogério Capela/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) realiza neste sábado (8) o 2º mutirão municipal de 2025 para prevenção e combate à dengue. A ação começa às 8h e sete bairros terão imóveis visitados para controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e orientações sobre cuidados. A lista abrange as seguintes áreas:

  • Parque Tropical
  • Jardim Campos Elíseos
  • Residencial Parque da Fazenda
  • Jardim Roseira
  • Jardim Nova Morada
  • Vila Perseu Leite de Barros
  • Jardim Novo Londres


As áreas foram escolhidas a partir da análise epidemiológica, que consideraram o potencial de transmissão da dengue nas últimas quatro semanas. 

Será usado drone para localizar grandes criadouros, como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Caso sejam constatados no sobrevoo pontos com descarte irregular de materiais, a Secretaria de Serviços Públicos será acionada.

Desde 1º de janeiro Campinas registra 421 casos de dengue e nenhuma morte. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde na segunda-feira (3).

Como será o mutirão?

Os trabalhadores da Impacto usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça cinza, e têm crachá. Já os agentes de saúde usam identificação da Prefeitura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 199, da Defesa Civil.

A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
 

Sintomas

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

 

Tópicos relacionados