A sanção de uma nova lei, publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial de Campinas (SP), regulamenta a instalação de estruturas, como as antenas e equipamentos de retransmissão do sinal de celular, permitindo a expansão da tecnologia 5G para todos os bairros da cidade. Até então, era permitido que esses equipamentos fossem instalados apenas em antenas já existentes.
Com a nova regra, as empresas terão mais segurança para investir e instalar essas estruturas na cidade. Entre os pontos abordados estão onde pode e onde não pode ser instalado equipamento do tipo, as diretrizes e o que a Prefeitura exige de documentação.
A lei foi aprovada na Câmara Municipal após audiências públicas que contaram com a participação da comunidade, empresas e do poder público municipal.
"A atualização da legislação é um passo importante para uma cidade mais conectada, pois as mudanças melhoram os entraves para a necessária expansão que favorece o acesso e torna a cidade mais competitiva", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.
De acordo com a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, “no 5G, em vez de grandes torres de transmissão, podemos ter antenas pequenas, mais próximas umas das outras, o que possibilita que sejam instaladas em semáforos, fachadas de edifício e postes de iluminação. Melhora o acesso para a população porque aumenta a conectividade e o acesso às informações, com velocidade até 100 vezes maior”, explicou.