Band Multi

Número de presos no Estado de SP sobe 17% em maio

Governo credita aumento à Operação Sufoco, que aumentou número de policiais nas ruas

BandMulti/com Agência Brasil

 Em 33 dias, operação prendeu 4 mil pessoas por tráfico de drogas, entre outros crimes
Em 33 dias, operação prendeu 4 mil pessoas por tráfico de drogas, entre outros crimes
Arquivo/Agência Brasil

A Operação Sufoco, deflagrada no dia 4 de maio passado, fez com que aumentasse em 17% o número de presos que ingressaram em maio no sistema prisional do estado de São Paulo.  A comparação, em relação a abril,  segundo levantamento da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o sistema prisional paulista registrou 7.357 novos ingressos de presos no mês passado, ante 6.301 no mês anterior. 

A Operação Sufoco dobrou o efetivo policial nas ruas, segundo o governo, para reforçar o combate ao crime e o aumento da sensação de segurança da população. Além disso, o efetivo diário para patrulhamento ostensivo passou de cinco mil para 9,7 mil policiais. 

Segundo dados do governo, em 33 dias, a operação prendeu quatro mil pessoas por tráfico de drogas, tráfico internacional de armas de fogo, roubo, receptação, fraude em postos de combustíveis e outros crimes. As forças de segurança também apreenderam 21,1 toneladas de drogas e 240 armas de fogo ilegais e 9,9 mil veículos.

Em abril, o governo de São Paulo informou que realizou acordo com as empresas de entrega por aplicativo para compartilhamento de bancos de dados e informações sob coordenação dos núcleos de inteligência das polícias visando facilitar a identificação de criminosos que tentam se passar por entregadores.

Tópicos relacionados