Comércio de Socorro começa a reabrir após temporal alagar região central

Choveu 116,6 mm em apenas três horas, entre 18h10 e 21h10, o que corresponde a cerca de 41% da média de chuva para o mês de janeiro

Por Rafaela Oliveira

Equipes ainda estão limpando ruas da cidade. Reprodução/Prefeitura de Socorro
Equipes ainda estão limpando ruas da cidade.
Reprodução/Prefeitura de Socorro

O comércio da região central de Socorro, interior paulista, começou a reabrir nesta quarta-feira (04). As lojas estavam fechadas desde segunda (2), após um temporal alagar a avenida 13 de maio, e água invadir lojas e arrastar carros.

O temporal aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (02). As chuvas causaram 16 pontos de alagamento e deixaram rastros de destruição pelo Centro e a área rural da cidade. 

Segundo a medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) choveu 116,6 mm em apenas três horas, entre 18h10 e 21h10. O índice corresponde a cerca de 41% da média de chuva para o mês de janeiro (282 milímetros).

Não foram registrados desaparecidos, feridos ou mortes em decorrência das inundações e desmoronamentos. No momento, o único apelo da prefeitura, voluntários e moradores são doações de itens básicos como roupas, alimentos e artigos de higiene pessoal. 

Para doar e obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cidadania, pelo telefone (19) 99782-3080.

Em nota, a prefeitura afirma que as áreas de risco estão sendo monitoradas pelas equipes do executivo e da Defesa Civil, que estão colaborando com a limpeza e desobstrução das áreas atingidas. As rodovias e a estrada de acesso à Pompeia estão liberadas. A estrada do Barrocão está parcialmente liberada.

A Secretaria de Cidadania está atuando no Ginásio Municipal de Esportes, que permanece aberto para receber desabrigados e fornecer ajuda ou informações.

A Prefeitura da Estância de Amparo disponibilizou na manhã de terça-feira (3) dois caminhões pipa, com capacidade de 6 e 15 mil litros, e mais quatro servidores para auxiliar na limpeza das ruas do município de Socorro, afetado pelas fortes chuvas.

 *Sob supervisão de Rose Guglielminetti