As obras para construção da Nova Represa Braiaiá continuam em Itu. De acordo com a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), após rompimento de barragem no manancial em janeiro deste ano, um novo projeto foi elaborado para triplicar a capacidade do armazenamento de água bruta da represa, que deve atingir mais de 40 milhões de litros. A Nova Represa Braiaiá contempla construção de uma nova barragem – com 1,5 metros a mais que o antigo barramento. E também, o desassoreamento da represa – que terá mais 2,5 metros de profundidade.
Para execução da obra, foi necessária a paralisação do sistema de poços que presta suporte para abastecimento dos bairros Campos de Santo Antônio 1, Santa Laura (incluindo Residencial Primavera) e Villagios d´Itália.
Por esta razão, as localidades terão intermitências de abastecimento – contudo, não por mais de 24 horas. O Centro de Controle Operacional (CCO) da CIS monitora a distribuição de água na região diariamente. Soluções paliativas também são estudadas, para que o impacto de abastecimento seja o menor possível. “A execução de qualquer obra, mesmo dentro de nossas casas, gera desconforto. Contudo, o resultado final trará benefícios permanentes para o abastecimento de água para os ituanos”, pontua o superintendente da CIS, Reginaldo Santos.