Band Multi

Onça resgatada em Salto está em recuperação

O animal tinha chumbinho na cabeça e na cavidade torácica

Por

Onça foi resgatada no último sábado
Onça foi resgatada no último sábado
Arquivo pessoal

A onça-parda resgatada no sábado (21/05), na região de Salto, está em recuperação. Após o resgate, o animal foi levado até o Núcleo da Floresta e após passar por exames de imagens (radiografia e ultrassonografia) foi detectado que havia fraturas no osso fêmur do membro traseiro e também uma fratura significativa de pelve.

“Devido à gravidade da situação, seria inviável fazer a reparação dessa pelve. Dessa forma optou-se pela amputação desse membro em busca de qualidade de vida do animal”, explicou a médica veterinária da Prefeitura, Luciana Soares.

A veterinária disse que “a cirurgia foi um sucesso” e que a onça está em recuperação. “Embora fique com três membros, o animal se adapta em caminhar novamente, durante esse período de recuperação e, em breve, será feita outra avaliação para averiguar as outras alterações encontradas”, completou.

A onça passou uma avaliação oftalmológica, uma vez que houve alterações no fundo dos olhos (esclerose) e também foi detectada que tem dente quebrado. O animal apresentava chumbinho na cabeça e na cavidade torácica.