Uma operação integrada, entre a Guarda Civil Municipal, as secretarias municipais de Governo, Segurança Urbana, Mobilidade e Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Polícia Civil, Polícia Militar e equipe do programa municipal “HumanizAção”, foi feita na região central de Sorocaba, na noite de segunda-feira (11/09).
A ação, que priorizou os arredores da Praça Frei Baraúna e da Rodoviária, teve início às 20 horas para coibir a criminalidade, além de irregularidades administrativas. O objetivo foi realizar, inclusive, abordagens sociais e o mapeamento de pessoas em situação de rua nessas localidades. Ao todo, 59 pessoas foram abordadas. Destas, apenas nove vivem em situação de rua, das quais três delas são de outras cidades (Votorantim, Itapetininga e Arapongas), às quais foram oferecidos atendimentos no SOS, porém, todas não aceitaram.
Um estabelecimento nas proximidades da Rodoviária, já autuado em outra ocasião, foi novamente multado, agora por desrespeitar a ordem anterior de interdição e por desvio de finalidade, após constatada venda de cigarro contrabandeado e a presença de máquina caça-níquel, além de obstrução de calçada. “Foi uma operação planejada. O levantamento e identificação desse público é fundamental, a fim de definir mais ações sociais e de segurança. Continuaremos atentos a essa situação e apurando também demandas que chegam por meio de denúncias, quanto a tráfico de drogas e outras práticas criminosas”, apontou o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, acompanhado do secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia, que coordenaram a operação conjunta.