Uma operação contra roubos de carga foi realizada na manhã desta quarta-feira (18) em Campinas e Monte Mor. Durante a operação duas pessoas foram presas. Dos três homens investigados pelos crimes, um deles e a namorada de um dos suspeitos foram presos. Os outros dois suspeitos não foram localizados.
Os mandados de busca e de prisão foram cumpridos nos bairros Vila Formosa, Jardim Santa Rosa, Jambeiro e Conceição, em Campinas; e no Jardim Engenho, em Monte Mor, pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), através da 1ª DIG de Campinas.
Em uma casa no Jardim Santa Rosa, em Campinas, uma mulher de 25 anos, namorada de um dos três investigados, foi presa em flagrante por porte de arma e receptação de carga roubada. Ela foi encaminhada para a cadeia de Paulínia.
Um dos investigados, de 24 anos, foi preso durante a operação e teve prisão preventiva decretada. Outro suspeito, de 40 anos, conseguiu fugir e o de 42 anos, não foi localizado.
Roubos
A operação foi feita através da investigação de roubos de cargas, principalmente de cigarros, além de eletrônicos. Os roubos aconteciam quando veículos de cargas de cigarros saiam para serem entregues e eram abordados pela quadrilha, que roubavam a carga e rendia o motorista. Logo após, soltavam a vítima próximo ao veículo abordado.
Segundo a DEIC, sete casos já estão confirmados os envolvimentos diretos dos três investigados. Outros oitos casos, apesar da investigação levarem aos mesmos autores, devido a semelhança no “modus operandi” da quadrilha, não há denuncia de vítimas e testemunhas para apontá-los como autores. Dessa forma, as investigações prosseguem.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.