Band Multi

Operação contra sonegação fiscal é feita na região de Itapetininga

Ações também foram feitas no litoral de São Paulo e no interior do Rio Grande do Sul

Cida Haddad

Fiscais da Receita Federal, Ministério Público e representantes da Secretaria da Fazenda de São Paulo fizeram uma operação contra a sonegação fiscal na manhã desta quarta-feira (17/08) na região de Itapetininga, no litoral de São Paulo e Interior do Rio Grande do Sul.  

Na operação Resina Fria, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Itapeva, Buri, Avaré, Guarujá e Capão Bonito, todas cidades no estado de São Paulo e também em Mostardas, no Rio Grande do Sul. A Receita Federal e a Secretaria da Fazenda estimam um prejuízo de R$ 37 milhões.

De acordo com informações da Receita Federal, foi identificada a existência de supostas empresas de fachada, na região de Itapeva, que seriam responsáveis pela emissão de notas fiscais frias com mercadorias descritas como “goma de resina” para a geração de créditos fictícios de tributos.   

Essas empresas tinham ainda “laranjas” como sócios. Conforme explicações dos profissionais da Receita Federal, uma empresa de fachada que teria emitido mais de R$ 2 milhões em notas fiscais fraudulentas tinha como sócia uma pessoa que trabalhava como seringueira – ou seja, na extração de resina -, que recebia salários considerados modestos.

Há ainda a informação de que produtores rurais teriam realizado a venda de resina de pinus sem a emissão do correspondente documento fiscal e sem o recolhimento do Imposto de Renda e do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).