Operação de fiscalização coíbe serviço irregular de 'mototáxi' em Sorocaba

Foram abordados cinco motociclistas

Operação de fiscalização coíbe serviço irregular de 'mototáxi' em Sorocaba
Operação foi na Zona Norte
Divulgação

Uma operação integrada de fiscalização foi realizada na manhã de quarta-feira (12/07), em Sorocaba, para coibir o transporte irregular remunerado de passageiros com o uso de motocicleta, mais conhecido como “mototáxi”, cuja prática é proibida na cidade. A ação foi na Avenida Joaquim José Lacerda, na Zona Norte da cidade, das 5h30 às 6h30, ocasião em que houve duas atuações, com a respectiva apreensão dos veículos. Ao todo, foram abordados cinco motociclistas. Um dos autuados operava por transporte de aplicativo e o outro em caráter particular.

A iniciativa contou com a participação de fiscais da Urbes – Trânsito e Transportes, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Sorocaba,  policiais militares e equipes da Guarda Civil Municipal (GCM). 

A Urbes informa que a Lei Municipal 9.413/2010, em seu artigo 5º, proíbe o transporte remunerado de passageiros por meio do uso de motocicletas. Inclusive, a Urbes – Trânsito e Transportes ingressou com medida judicial para que a oferta desse tipo de modalidade de transporte seja excluída dos serviços por aplicativo na cidade de Sorocaba. O processo segue em andamento, para julgamento do mérito da questão.

Nas operações de fiscalização realizadas no sistema viário, caso constatado esse tipo de transporte, o condutor está passível de multa no valor de R$ 393,47, perda de sete pontos na Carteira de Habilitação, conforme previsto no Artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e de ter o veículo recolhido, em atendimento à Lei Municipal 5.642/1998, que trata do transporte irregular de passageiros.