As equipes que integram o programa “HumanizAção”, compostas por profissionais da Coordenadoria de Combate ao Álcool e outras Drogas, ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), e do Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), via Guarda Civil Municipal (GCM), do setor de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e da Coopereso, além de parceria com a Polícia Militar, realizaram uma ação especial de abordagem social, nos arredores do antigo Sabe Tudo, no Jardim Zulmira, atendendo a informações de moradores do bairro.
No local, foram encontradas três pessoas, que receberam abordagem social especializada e foram orientadas. No entanto, nenhuma delas aceitou o convite de encaminhamento e abrigo no SOS. Havia uma grande quantidade de sujeira e de inservíveis no lugar. A equipe da Coopereso realizou toda a limpeza, retirando dali um caminhão repleto de materiais.
“Entre as ações importantes do ‘HumanizAção’, estão a manutenção da ordem e a organização dos espaços públicos, que precisam ser cuidados para prevenir a ação de pessoal mal intencionado. Por isso, as forças de segurança se unem a equipes de outras áreas, no sentido de promover acolhimento e, ao mesmo tempo, coibir o mau uso desses locais”, afirma o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro.
Informações sobre os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento podem ser passadas pelos telefones: pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).