Operação lacra oito pontos irregulares de desmanche de veículos em Sorocaba

Ao todo, foram vistoriados 20 pontos

Uma operação conjunta realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), do Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba e da Polícia Militar, interditou oito locais que operavam irregularmente como desmanche de veículos em Sorocaba, na quarta-feira (07/12). Ao todo, foram vistoriados 20 pontos, sendo 13 não credenciados junto ao órgão de trânsito e mais sete, credenciados.

Dos 13 estabelecimentos não credenciados ao Detran, quatro foram lacrados e autuados por falta de registro. Sete desses locais atuam como oficinas, quatro exercem atividades diversas e dois não foram localizados. Já, entre os credenciados, quatro locais foram autuados por irregularidades, como falta de rastreabilidade de peças, itens de segurança proibidos à venda, falta de baixa em veículo e galpão não registrado. Um estabelecimento possuía quatro galpões clandestinos internos, que foram todos lacrados, e dois locais não apresentavam problemas.

Especificamente, os agentes do Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura estiveram em quatro desses endereços, sendo três deles situados na Zona Norte da cidade, e um na Zona Oeste. Os quatro locais operavam regularmente, com alvará de funcionamento válido.

Não houve registro de ocorrências criminais durante a ação. Segundo o Detran, esse tipo de ação é importante para verificar se os procedimentos estão sendo cumpridos à risca pelos estabelecimentos, que atuam como prestadores e terceirizam serviços do órgão estadual, de forma a evitar que o cidadão seja lesado. “Todos os envolvidos nessa operação estão sempre vigilantes e atuam de forma conjunta, cada um em sua competência, para coibir quaisquer irregularidades administrativas e criminais”, explica o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.

O cidadão pode fazer a consulta aos estabelecimentos credenciados no Detran, diretamente no site do  órgão, em: detran.sp.gov.br, na aba de “Credenciados”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento veicular não deve ser realizado no local.