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Operação Noites Frias, em Jundiaí, faz 430 acolhimentos em uma semana

Foram feitas 583 abordagens

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Já foram mais de 500 abordagens
Já foram mais de 500 abordagens
Prefeitura de Jundiaí

A Operação Noites Frias, feita pela equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social e do Serviço Especializado de Abordagem Social, de Jundiaí, completou na segunda-feira (23/05) uma semana de ações nas buscas-ativas de pessoas em situação de rua por conta das baixas temperaturas. 

Em sete noites de Operação, as equipes fizeram 583 abordagens, que resultaram, após aceite por parte do abordado, em 430 acolhimentos, que são os pernoites nos abrigos municipais.

“A busca-ativa para oferta de acolhimento é realizada cotidianamente pelas equipes. Durante a Operação, no entanto, o número de equipes pelas ruas aumenta, a fim de garantir a preservação da vida desses indivíduos contra o frio. Em 2022 a Operação foi iniciada em abril e já totalizou 16 noites, perfazendo 1.054 abordagens e 713 acolhimentos”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Durante as abordagens, para os abordados que recusam o acolhimento, as equipes distribuem cobertores para proteção contra o frio. Pelo Operação, já foram entregues este ano 450 cobertores, dos quais cerca de 250 somente esta semana. Também são ofertadas toucas, luvas e água.

A Operação Noites Frias é feita sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período. Quem identificar pessoa em situação de rua pode orientá-la a procurar o Centro Pop,  que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro.  O atendimento é em horário comercial e presta atendimento técnico e oferta de alimentação e higiene, além de identificação de demandas. De lá os acolhidos são direcionados às vagas para pernoite, nos abrigos das organizações da sociedade civil com as quais a Prefeitura tem parceria.

Já com atendimento 24 horas por dia, o Serviço Especializado de Abordagem Social atende a chamados da população pelo telefone (11) 98531-0146 e pode ser acionado sempre que algum munícipe identificar situação de atendimento.