Conhecida pela quantidade de benefícios à saúde, a planta ora-pro-nóbis será integrada aos cardápios da alimentação escolar das unidades da rede pública de ensino de Campinas. A prefeitura sancionou, na manhã desta terça-feira (16), a lei que inclui a planta nas refeições para os estudantes.
Além de integrar o cardápio, a ora-pro-nóbis será cultivada nas hortas de 193 escolas municipais. O plantio também pode ser estendido às hortas das escolas técnicas e estaduais. “Eu fiquei surpreso com a quantidade de benefícios que essa planta oferece para a saúde. Eu ganhei uma muda e já plantei em casa”, contou o prefeito em exercício, Wanderley de Almeida.
O projeto que deu origem à lei é de autoria do vereador Fernando Mendes. “Tenho certeza que essa iniciativa será um incentivo para as demais cidades”, afirmou o parlamentar.
“A nossa intenção é ensinar essas receitas para as famílias dos alunos e que elas também possam consumir a ora-pro-nóbis em casa”, explicou a coordenadora da nutrição escolar da rede municipal, Maria Helena Antonicelli.
A ora-pro-nóbis ajuda na prevenção de anemia, auxilia no bom funcionamento do intestino, entre outros benefícios. Trata-se de uma planta rica em fibras e proteínas.
A Secretaria Municipal de Educação fornece, diariamente, 296,3 mil refeições, em 572 escolas das redes públicas. Ao todo são 15 diferentes tipos de cardápio.