Band Multi

Orquestra se apresenta no Bosque dos Jequitibás neste domingo

Concerto gratuito faz parte do projeto "Orquestra em Cartões-Postais de Campinas"

*Rafaela Oliveira

Durante a apresentação da orquestra, o público aprender um pouco mais sobre o bosque
Durante a apresentação da orquestra, o público aprender um pouco mais sobre o bosque
Arquivo PMC/Fernanda Sunega

A Orquestra Conservatório Carlos Gomes vai apresentar um concerto no Bosque dos Jequitibás neste domingo (03/07). O espectáculo ao ar livre é gratuito e tem inicio às às 11h, próximo à fonte.

O repertório terá o acompanhamento do Coral Meninos Cantores de Campinas e da soprano Joyce Martins.

Os músicos vão levar ao público um repertório com obras de Mozart (Serenata), Vivaldi (Primavera), Haendel (música aquática), Ernst Mahle (Viajando pelo Brasil), César Guerra-Peixe (Mourão), Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira) e Carlos Gomes (Quem Sabe). 

Durante a apresentação, Evandro Ziggiatti, violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, vai abordar características sobre a arquitetura e fatos históricos e culturais do Bosque. “É uma oportunidade de o público ouvir música de qualidade e aprender um pouco mais sobre o espaço que ele frequenta e, talvez, não saiba o peso histórico e cultural do lugar”, afirma Ziggiatti. 

“Queremos valorizar a cultura e os espaços históricos de nossa cidade ao som de boa música e levar a orquestra para mais perto da população de forma agradável e diferente,” diz Lara Ziggiatti, violoncelista da orquestra e uma das idealizadoras do projeto.

Cartão-Postal

A maestrina Lígia Amadio, que também é fotógrafa, é a convidada para registrar o concerto no Bosque. As imagens serão selecionadas para a produção de um cartão-postal do espaço e para integrar uma exposição dos concertos.

A Orquestra do Conservatório Carlos Gomes tem 35 integrantes e é coordenada pelo violinista Silas Simões. "A cultura precisa estar no cotidiano das pessoas. Com esses pequenos concertos, inserimos a orquestra e a boa música na vida da cidade. Queremos que as pessoas tenham tempo para o lazer e para apreciar o que a nossa cidade tem de bom", afirma o músico. 

O concerto é o quarto de uma série de oito apresentações gratuitas em praças da cidade e faz parte do projeto "Orquestra em Cartões-Postais de Campinas”, que é financiado pelo ProAC, tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e prevê o registro das apresentações por fotógrafos convidados para a produção dos cartões-postais e uma exposição. 

Programação do projeto "Orquestra em Cartões-Postais de Campinas”

  • 03/07 (domingo) – 11h - Bosque dos Jequitibás
  • 04/07 – 17h - Torre do Castelo
  • 07/07 – 17h - Praça Antônio Pompeo - Centro - Monumento Túmulo a Carlos Gomes
  • 09/07 (sábado) - 14h - Conservatório Carlos Gomes 
  • 11/07 - 17h - Largo das Andorinhas - Monumento ao Bicentenário de Campinas

Serviço

"Orquestra em Cartões-Postais de Campinas" 

Local: Bosque dos Jequitibás, Centro de Campinas.

Data: Domingo, 03 de julho

Horário: 11h

Gratuito

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti. 

Tópicos relacionados