Paciente da UPA São José furta ambulância, causa acidente e deixa criança ferida

O homem estava sendo atendido na unidade após ter um surto, apresentando agitação psicomotora, explica a Prefeitura de Campinas (SP)

Por Rafaela Oliveira

Um paciente de 49 anos da UPA São José furtou uma ambulância do Corpo de Bombeiros, bateu contra veículos, destruiu uma oficina mecânica e deixou uma criança ferida, na madrugada desta quinta-feira (8), em Campinas (SP), no bairro Jardim das Bandeiras. O homem estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ter um surto e foi preso em flagrante por furto e dano patrimonial. 

De acordo com a direção da UPA São José, o paciente apresentava agitação psicomotora. Conforme a unidade, não foi usada contenção mecânica porque a equipe médica não achou necessária, já que ele havia respondido bem à medicação. 

Os bombeiros relataram à polícia que estavam levando uma vítima à UPA São José. No local, desembarcaram do automóvel e colocaram o paciente em uma cadeira de rodas, levando até a enfermaria do hospital.

Em dado momento, um homem, que estava dentro da unidade, saiu do local em direção a ambulância. Quando um dos bombeiros retornou ao veículo para guardar a cadeira de rodas, percebeu que o homem estava no lugar do motorista. O bombeiro tentou retirar o paciente do interior do veículo, mas o homem acelerou e fugiu (veja no vídeo acima).

Durante o trajeto, o paciente colidiu contra uma loja de motos, derrubou uma fiação e se chocou com o alambrado do hospital, além de colidir com outros veículos. No carro que ele bateu no cruzamento (que também aparece no vídeo), havia uma criança de cinco anos, que ficou ferida e foi socorrida e encaminhada à UPA São José. 

O estado de saúde da criança é estável, conforme nota da Prefeitura. A unidade ficou interditada por volta das 0h até as 3h, mas funciona normalmente nesta quinta-feira (8). 

Na mesma noite, os bombeiros localizaram a ambulância enguiçada em um barranco e retiraram o homem do automóvel, e o contiveram até a chegada da Polícia Militar (PM). 

O homem foi encaminhado à delegacia, sendo recolhido à carceragem. O caso foi registrado como furto de veículo e dano patrimonial na 2° Delegacia Seccional de Campinas.

Em nota, a prefeitura explica que a UPA São José tem três vigilantes patrimoniais: um é responsável pela entrada e saída, outro cuida da porta dos consultórios e o terceiro faz rondas no prédio. 

O incidente ocorreu quando chegaram três viaturas – duas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma do Corpo de Bombeiros – com pacientes para serem atendidos na unidade, justifica a prefeitura.