Padaria de Barão Geraldo é interditada pela vigilância sanitária de Campinas

O nome da padaria e o endereço não foram divulgados pela prefeitura

Por Rafaela Oliveira

Boas práticas de manipulação de alimentos são essenciais para proteger saúde da população. Freepik
Boas práticas de manipulação de alimentos são essenciais para proteger saúde da população.
Freepik

Uma padaria no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) nesta quinta-feira (17). Em nota, a prefeitura afirma que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos.

O nome da padaria e o local não foram divulgados pela prefeitura. A fiscalização foi feita após receberem denúncias anônimas, recebidas pelo telefone 156, sobre irregularidades no estabelecimento. Para voltar a reabrir o local, os proprietários deverão adequar a padaria e solicitar a desinterdição.

De acordo com a Divisa, no estabelecimento foi constatado o acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria; sujeira e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais – como insetos, baratas e ratos. 

Na padaria também foi verificada a falta de controle e monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade, dentre outras infrações.

A responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Franzini Codarin, ressalta a importância da ajuda da população para fiscalização:

"Quando observadas situações contrárias ao cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, a denúncia pode ser registrada no sistema 156, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone."

Além disso, ela ressalta que o cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, bem como estrutura física adequada à atividade desenvolvida são essenciais para proteger a saúde da população das doenças transmitidas por alimentos.

 *Sob supervisão de Rose Guglielminetti.