Uma padaria no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) nesta quinta-feira (17). Em nota, a prefeitura afirma que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos.
O nome da padaria e o local não foram divulgados pela prefeitura. A fiscalização foi feita após receberem denúncias anônimas, recebidas pelo telefone 156, sobre irregularidades no estabelecimento. Para voltar a reabrir o local, os proprietários deverão adequar a padaria e solicitar a desinterdição.
De acordo com a Divisa, no estabelecimento foi constatado o acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria; sujeira e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais – como insetos, baratas e ratos.
Na padaria também foi verificada a falta de controle e monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade, dentre outras infrações.
A responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Franzini Codarin, ressalta a importância da ajuda da população para fiscalização:
"Quando observadas situações contrárias ao cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, a denúncia pode ser registrada no sistema 156, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone."
Além disso, ela ressalta que o cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, bem como estrutura física adequada à atividade desenvolvida são essenciais para proteger a saúde da população das doenças transmitidas por alimentos.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.