Parada, arraial e gincana celebram Mês da Diversidade LGBTQIA+ em Campinas

Os eventos do Mês da Diversidade busca ampliar a visibilidade a respeito da importância da defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+

*Rafaela Oliveira

A Parada do Orgulho LGBT acontece no dia 26 de junho Divulgação
A Parada do Orgulho LGBT acontece no dia 26 de junho
Divulgação

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Campinas, considerada como a maior parada do interior, já está com data marcada. A prefeitura divulgou nesta segunda-feira (30) o cronograma completo da série de eventos do Mês da Diversidade Sexual na cidade, que têm início neste domingo (4), com a 18ª Gincana da Diversidade, no Parque Portugal. 

Os eventos que acontecem durante o Mês da Diversidade têm o objetivo de ampliar a visibilidade das pautas LGBTQIA+, que buscam diminuir os preconceitos relacionados a gênero e orientação sexual. No dia 28 de junho foi instituido o Dia Municipal do Orgulho Homossexual.   

Para abrir a celebração do mês, acontece neste domingo (4), no Parque do Taquaral, a 18ª Gincana da Diversidade. No final de semana seguinte, nos dias 11 e 12 de junho, haverá o 6º Arraial da Diversidade, na Praça Bento Quirino. E no dia 24 de junho haverá o festival Big Juice, na Praça Bento Quirino, com a apresentadora Helloa Meireles, shows e entrevistas. 

Por fim, o evento mais esperado, a Parada do Orgulho LGBT acontece no dia 26 de junho na região central de Campinas. A maior parada do interior tem sua concentração na praça do Fórum, a partir das 12h. Por volta de 15h, cinco trios elétricos vão percorrer as vias centrais da cidade: Francisco Glicério, Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta e Benjamin Constant, retornando à Francisco Glicério e ao Largo do Rosário 

Programação 

    • 05 de Junho - 18º Gincana da Diversidade - Parque Portugal 

    • 11 e 12 de Junho - 6º Arraial da Diversidade - Praça Bento Quirino 

    • 18 de Junho - 20º Novos Talentos - Vila Padre Anchieta 

    • 24 de Junho - 15º Big Juice - Praça Bento Quirino 

    • 26 de Junho - 22ª Parada do Orgulho LGBT - Vias Centrais, Praça do Largo do Rosário e Praça Guilherme de Almeida (Vulgo Praça do Palácio da Justiça) 

O Mês da Diversidade Sexual foi criado pela Lei 10.182/1999, que institui também o dia 28 de junho como o Dia Municipal do Orgulho Homossexual. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti