As aulas das redes pública municipal, estadual e privada das escolas de Cosmópolis (SP) foram suspensas, nesta sexta-feira (10), devido ao rompimento do paredão da principal represa que abastece o município. Com o decreto, divulgado na última noite pela prefeitura, mais de oito mil alunos foram afetados.
Cosmópolis está em situação de emergência deste ontem (9), em razão da redução da quantidade de água disponível para captação, tratamento e abastecimento. Antes do rompimento do paredão, o nível do reservatório marcava 4,5 m. Na última aferição divulgada ontem, a represa marcava nível de menos de 1,5 m de água.
O documento aponta como causas da suspensão das aulas, além do rompimento da barragem da represa, o “grande volume de água perdido do reservatório”, o que pode gerar falta de água no município.
Segundo a Prefeitura de Cosmópolis, a ação considera “a necessidade de medidas estratégicas de emergência, incluindo captação de água por fontes alternativas e seguras, como as águas subterrâneas, o abastecimento através de caminhões-pipa e incentivos para a redução do consumo de água para fins não prioritários”.