Band Multi - Campinas e Região

Parque Taquaral recebe mutirão de atendimentos médicos neste sábado

Professores e estudantes de medicina da Unicamp e São Leopoldo Mandic estarão à disposição da população para avaliações médicas e orientação para prevenção da hipertensão e diabetes

*Rafaela Oliveira

O atendimento será no Portão 7 do Parque Portugal - Taquaral Pedro César Leão/Redes Sociais
Pedro César Leão/Redes Sociais

Parque Portugal, localizado no bairro Taquaral, em Campinas (SP), recebe neste sábado (30), das 8h às 13h, mutirão de atendimento médico. Com uma equipe formada por mais de 40 pessoas, incluindo docentes e estudantes de Medicina da Unicamp e do São Leopoldo Mandic, a ação oferece atendimento a adultos maiores de 18 anos, no Portão 7 do parque. 

“Ações como essa fortalecem a importância de a população estar em dia com os exames de hipertensão. Isso porque 50% da população hipertensa em todo o mundo não sabe que possui esse distúrbio”, afirma a coordenadora da disciplina de Cardiologia na Faculdade São Leopoldo Mandic e responsável pela ação. 

O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é feito de maneira simples, desde que seja utilizado o método adequado de aferição da pressão e realizado por uma equipe de saúde qualificada, segundo a Prof. E Dr. Carla Patrícia da Silva e Prado. 

Além da verificação das taxas de pressão, glicemia, dos dados antropométricos (peso e altura) e do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), as avaliações médicas também disponibilizarão uma orientação detalhada sobre a importância do controle e prevenção da hipertensão arterial. Caso sejam identificadas alterações nos resultados dos exames, os pacientes serão encaminhados para uma unidade de saúde.   

A iniciativa da Faculdade São Leopoldo Mandic conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Campinas, Liga Acadêmica de Cardiologia da UNICAMP, Grupo Sabin, Sistema Único de Saúde (SUS), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e Sanasa Campinas. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.