PC apreende 66 veículos em ação contra lavagem de dinheiro em lojas automotivas

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Hortolândia (SP)

Da Redação

PC apreende 66 veículos em ação contra lavagem de dinheiro em lojas automotivas
1ª DIG/DEIC Campinas
Divulgação/Governo do Estado de SP

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, junto ao SECCOLD – Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro, deflagraram nesta quinta-feira (9) a “Operação Terra Nostra”, dando cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Hortolândia (SP), contra lavagem de dinheiro em estabelecimentos comerciais do ramo de revenda de automóveis. Foram apreendidos 66 veículos, sendo 35 motos e 7 carros.

As investigações apontaram que os estabelecimentos teriam sido constituídos e estavam sendo utilizados para a lavagem de dinheiro obtido ilicitamente, por venda de terrenos em loteamentos clandestinos em Campinas (SP). 

No ano passado, a 1ª DIG já havia concluído uma investigação sobre parcelamentos irregulares de terra na região do bairro Campo Grande, em Campinas (SP). Os recursos obtidos com a venda dos terrenos estariam sendo “lavados” por lojas de automóveis em Hortolândia (SP), abertas em nome de laranjas. 

As diligências têm como objetivo conseguir maiores provas que permitam vincular os estabelecimentos comerciais aos suspeitos indiciados pelos crimes de parcelamento irregular de solo, assim como apreender bens que tenham sido adquiridos com o dinheiro do crime.

A apreensão desses bens tem como objetivo, ainda, o ressarcimento ao cofre público, já que a Prefeitura Municipal de Campinas foi atingida com a instalação dos loteamentos irregulares. 

Na operação, além dos 66 veículos, foram apreendidos documentos, celulares e máquinas de cartão, que deverão ajudar na continuidade das investigações.

*Quantidade de veículos apreendidos foi atualizada de 42 para 66, após atualização da Polícia Civil.