A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC), através da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Campinas (SP), deflagrou nesta segunda-feira (30) a operação Avaritia, contra fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. Até o momento, os crimes, que começaram em 2021, somam prejuízo de cerca de R$ 5 milhões aos cofres públicos, mas as investigações apontam que o montante pode ultrapassar os R$ 40 milhões.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Indaiatuba (SP), Campinas (SP), Elias Fausto (SP), Salto (SP), Valinhos (SP), Cotia (SP), Osasco (SP) e Carapicuíba (SP).
Foi descoberto um esquema criminoso que fundava empresas fantasmas para obter empréstimos do Banco Público Estadual Desenvolvimento SP, que é uma agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado. Em seguida, os valores obtidos eram repassados para outros membros do esquema para despistar a origem do dinheiro.
A organização criminosa também fraudou documentos e os policiais suspeitam de que ela contou com a participação de funcionários do Banco Estadual.
Na data de hoje (30), foi determinado ainda o bloqueio de ativos financeiros, bens e valores, com a finalidade de restituir aos cofres públicos a quantia obtida indevidamente pelos investigados.
Os alvos responderão por formação de organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.